Mostrar mensagens com a etiqueta O livro do mês. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta O livro do mês. Mostrar todas as mensagens

terça-feira, 6 de novembro de 2018

Estes são os livros do mês de novembro!




“Vivaldo Bonfim é um escriturário entediado que leva romances e novelas para a repartição de finanças onde está empregado. Um dia, enquanto finge trabalhar, perde-se na leitura e desaparece deste mundo. Esta é a sua verdadeira história — contada na primeira pessoa pelo filho, Elias Bonfim, que irá à procura do seu pai, percorrendo clássicos da literatura cheios de assassinos, paixões devastadoras, feras e outros perigos feitos de letras.



«Por alguns instantes, as duas raparigas foram invadidas por saudades da antiga escola e das velhas amigas. Não conheciam ninguém em Santa Clara; por isso, não podiam saudar as colegas, como sempre tinham feito no primeiro dia de aulas. Também não gostavam do ar de nenhuma das alunas: pareciam muito mais espalhafatosas do que as de Redroofs. Era tudo verdadeiramente horrível!» «Em Santa Clara, o nível de exigência era maior do que na maioria das escolas, e, apesar de as gémeas terem uma boa cabeça, não tardaram a perceber que estavam atrasadas em relação às colegas de turma - coisa que também as irritava bastante. Entraram no colégio convencidas de que iriam impressionar toda a gente - afinal, tinham imensas capacidades -, mas parecia que ali dentro não passavam de zés-ninguém». 


sexta-feira, 28 de setembro de 2018

As nossas escolhas para outubro!







"Pip é um pobre órfão entregue à tutela de uma irmã desalmada e cruel. Todavia, o encontro terrífico com um condenado fugido da prisão irá mudar a sua vida: de aprendiz de ferreiro, Pip passará a rico protegido de um benfeitor desconhecido. Esta inesperada fortuna vai permitir-lhe ter "grandes esperanças": tornar-se um cavalheiro educado e poder casar com a menina que ama..."


E para os mais novos...





A montanha
"A primeira montanha que houve no mundo era uma montanha muito ambiciosa. A primeira montanha que houve no mundo queria ser ainda mais alta do que já era. Começou a crescer, a crescer, a crescer e cresceu tanto que deu com a cabeça na Lua. A montanha ficou com um galo enorme, e pôs gelo para aliviar.É por isso que hoje as montanhas mais altas têm gelo no cume."

quarta-feira, 31 de janeiro de 2018

As nossas escolhas para fevereiro!

"Vem conhecer as cinco amigas mais fabulosas de Londres!
Do prato preferido de cada rapariga até ao momento mais embaraçoso, este livrinho está repleto de sumarentos pormenores e toneladas de extras - incluindo conselhos de moda, dicas de estudo, um teste, e até uma secção para preencheres com os teus dados!
Amigas para Sempre! é o derradeiro guia para as melhores amigas que alguma vez terás."





"Os Brocket são as pessoas mais normais do mundo. São respeitáveis, quase enfadonhos, e muito orgulhosos da sua normalidade. Na verdade, Alistair e Eleanor Brocket torcem o nariz a tudo o que seja invulgar, estranho ou diferente. No entanto, assim que o seu filho mais novo Barnaby vem ao mundo, torna-se claro que ele é tudo menos normal. Para grande vergonha dos pais, Barnaby parece desafiar as leis da gravidade… e flutua! O pequeno Barnaby é uma criança solitária; afinal de contas, é difícil fazer amigos quando se passa a vida no ar.

Desesperado por agradar aos pais, faz tudo o que pode para parar de flutuar, mas simplesmente não consegue. Até que, num fatídico dia, a mãe de Barnaby decide que não aguenta mais. Afinal, ela só queria um filho normal - e não uma criança estranha, invulgar e flutuante! Isso dá mau nome à família… Por isso, Barnaby tem de partir. Sentindo-se atraiçoado, assustado e sozinho, Barnaby flutua sem rumo, até que se depara com um balão muito especial. Assim, começa uma viagem mágica à volta do mundo; da América do Sul a Nova Iorque, do Canadá à Irlanda, e até no espaço sideral, Barnaby faz uma série de novos e incríveis amigos, e descobre que nada nos faz tão felizes como sermos quem realmente somos."


terça-feira, 14 de março de 2017

As nossas escolhas para março







"Filipe, Gustavo e Domingos — três gerações, a mesma perda. Num momento em que a vida parece deixar de fazer sentido, e a saudade se torna quase insuportável, filho, pai e avô começam a reconstruir o que pensavam já não ser possível após a morte de Rosarinho: os dias.

Três ajudantes um pouco improváveis tomam parte ativa nessa reconstrução: Mercedes, uma cadela adorável; Aparício, que, além do nome pouco comum, tem uma história que lhe permite saber exatamente o que sentem aqueles três; e um besouro, que, por não saber que não era suposto voar, voa sem receio. 

Na amizade, na entreajuda e no respeito pela individualidade, reconstroem-se então os dias, um por um."







Sophie Kinsella aborda neste “Onde estás, Audrey?” um tema muito sensível de uma forma muito inteligente. O bullying está na ordem do dia (infelizmente), mas se calhar poucos pensamos no que é viver depois de ter sido vítima de bullying… (…) É uma história que apesar de partir de um episódio infeliz, revela que qualquer pessoa, por mais magoada que esteja, desde que devidamente acompanhada e rodeada de carinho, pode recuperar e voltar a viver. Foi um daqueles livros que só parei de ler por causa de outras obrigações, caso contrário teria lido todo de uma só vez!
Blogue“A biblioteca da João”

sexta-feira, 3 de fevereiro de 2017

O livro de fevereiro!

Para os mais novos, a coleção  Feras e Heróis.

"ENFRENTA AS FERAS RECEIA A MAGIA! Destinado a leitores entre os 8 e 12 anos, criada pela mesma equipa da colecção A Magia do Arco-Íris. As ilustrações são fantásticas e o universo criado capaz de reter a atenção até dos mais avessos à leitura. Simultaneamente à saída dos livros para o circuito comercial vai ser lançado o site www.feras eherois.pt Neste site os leitores poderão encontrar informações que complementam os livros, jogos, screen saver, walpappers, etc. Os livros trazem umas cartas tipo "magic" nas quais estão impressos códigos que dão acesso a páginas secretas no site. Estas cartas podem ser também utilizadas para jogar com os amigos.A personagem principal é um rapazinho de nome Tom, único filho do lendário Taladon, o Rápido. Tom herdou a coragem e o valor do pai, que desapareceu misteriosamente quando ele era ainda bebé, deixando-o aos cuidados dos tios. O Rei de Avantia, que se encontra mergulhado em perigo, convida Tom a embarcar numa Missão para libertar do feitiço as 6 Feras que Malvel transformou em destruidoras das terras que outrora protegiam. Com a ajuda de Elenna, a sua fiel companheira, Tom viaja por todo o Reino de Avantia guiado pelo mapa mágico. Acompanhados pelo cavalo Trovão e o lobo Cinza, os dois jovens enfrentam as maiores aventuras das suas vidas e tentam derrubar o malvado Malvel e libertar o Reino. Desta vez, Para salvar a sua terra e o seu povo, Tom tem de fazer frente a Sepron, uma serpente marinha que existe nas profundezas do Oceano Ocidental de Avantia. A serpente protegia os pescadores de Avantia e mantinha o mar cheio de peixe. Mas agora, se não for libertada do feitiço de Malvel, irá inundar todo o Reino. Será Tom capaz de a libertar e impedir que espalhe o mal?"



Para os mais velhos, um livro muito interessante de Andreia Vale, uma jornalista que é "uma apaixonada por expressões idiomáticas, aquelas que nos saltam da boca sem sabermos como. Quem as disse pela primeira vez? Porque começaram a ser usadas? Como sobreviveram até aos nossos dias? Que história escondem? No fundo, porque é que se diz assim e não assado.
Neste livro, a jornalista puxa a brasa à sua sardinha e reúne algumas destas expressões que estão sempre à mão de semear. São democráticas, usadas por todos nós. Claro que, para as reunir aqui nestas páginas, preto no branco, a autora teve de passar as passinhas do Algarve pois o universo das expressões populares é como um poço sem fundo.
Usamos estas expressões para tudo e mais um par de botas. Servem de desbloqueadores de conversa ou, simplesmente para impressionar alguém. Numa discussão, numa conversa de elevador, à mesa do café, com a família. Usamo-las porque podem substituir uma frase mais complexa, uma conversa mais demorada, um raciocínio do arco da velha. Às vezes até para despachar alguém ou rematar um argumento. É remédio santo."


sexta-feira, 7 de outubro de 2016

As escolhas de outubro

Para os mais novos, no Mês Internacional das Bibliotecas Escolares, temos uma viagem por vários locais do mundo.

"Quero ver os sítios maravilhosos da terra de que o papá me fala quando olhamos para o meu mapa. Ele diz sempre que vivemos num planeta cheio de sítios maravilhosos". Esta é a história de um rapaz que sonhava explorar o mundo -um sonho partilhado por muitas crianças, adolescentes e adultos. Acompanha-o na sua viagem pelos céus e descobre com ele os sítios mais incríveis do mundo.”

Resultado de imagem para o rapaz do avião vermelho


Para os mais velhos, temos uma história que nos remete para o Brasil e para a vida dos que sobrevivem no lixo e do lixo.

Num país do terceiro mundo, num futuro não muito distante, três rapazes tentam sobreviver nas montanhas de lixo nos subúrbios de uma metrópole. Num dia de sorte e azar, Raphael encontra algo muito especial e misterioso. Tão misterioso que decide guardar, mesmo que a polícia da cidade ofereça uma bela recompensa pela sua devolução. Essa decisão traz terríveis consequências, e em breve os rapazes do lixo vão ter de usar toda a sua astúcia e coragem para escapar aos seus perseguidores.  Trash - Os Rapazes do Lixo é um romance policial para leitores jovens, cuja leitura será interessante para os menos jovens, igualmente. Publicado em mais de quinze países, este é um livro sobre como a esperança e a determinação podem transcender até a pobreza mais indigna."

Resultado de imagem para os rapazes do lixo

terça-feira, 3 de maio de 2016

Os livros do mês de maio!

Esta é a nossa escolha para os mais novos! Vamos rir!





Para os mais velhos, a nossa escolha recai neste livro de Margarida Fonseca Santos.



"A Beatriz, a Madalena e o Henrique eram amigos inseparáveis, até a Beatriz começar a comportar-se de uma forma estranha. Torna-se mais reservada, como se escondesse qualquer coisa.
Quando as notas baixam e a Beatriz começa a perder a cabeça em situações aparentemente simples, a Madalena e o Henrique entram em campo. Só com a ajuda destes dois amigos, a Beatriz conseguirá recuperar a alegria e a estabilidade perdidas. Pelo caminho, fica o percurso doloroso da mãe, desanimada por um divórcio difícil e pelo álcool, o remédio envenenado que lhe entorpece os dias.
Vem daí conhecer estas vidas e descobrir que afinal é mesmo verdade: juntos somos mais fortes…"

quarta-feira, 6 de abril de 2016

Vem ler os livros do mês de abril:




"Na casa do Pedro há tantas histórias para contar como perguntas ele tem para fazer. 

No meio de conversas quotidianas, surgem expressões idiomáticas que o Pedro não consegue perceber e que dão azo a risota e a histórias que até metem Romanos e dinossáurios! 
Porque há sempre uma explicação para as frases que usamos mesmo sem saber porquê. 

E, como de pequenino é que se torce o pepino, o Pedro vai ficar a saber porque é que se exclama «Eureka!», se corre a «tirar o pai da forca», se dizem coisas «com sete pedras na mão» ou se «fazem ouvidos de mercador». 

Com a mestria das palavras de Alice Vieira e a magia das ilustrações de Ricardo Cabral, este livro explica-nos em pequenas histórias o significado e a origem destas e de tantas outras expressões, que tu, tal como o Pedro, certamente já ouviste."



"É antiga e profunda a paixão do autor pelos gatos e pelo seu singular universo de liberdade e soberania.Amados Gatos é um conjunto de textos que tem como ponto de partida os gatos de figuras famosas da literatura, das artes e da política, de Richelieu a Lenine, de Hemingway a Anne Frank, passando por Churchill, Marilyn Monroe, Paul Klee ou Zola, entre outros. Construídos com base em factos e figuras reais, estes contos reinventam a vida de gatos famosos e dos seus ilustres donos, assumindo-se como uma homenagem a estes felinos que o Homem nunca conseguiu domesticar. José Jorge Letria convive diariamente com os seus nove gatos, que partilham com ele o espaço e o imaginário da escrita. Amados Gatos é o testemunho de uma paixão e de um pacto de cumplicidade e afecto que o tempo se encarregou de fortalecer."


Esta é a nossa escolha para fevereiro:

Venham ver os livros do mês:



"Jay e Ray são dois gémeos que vão iniciar o sexto ano numa nova escola. Antes de começar ficam ansiosos com a ideia de os seus colegas não conseguirem distingui-los. Mas a coisas não acontecem como eles esperam: no primeiro dia de aulas, Ray está doente e tem de ficar em casa. Jay fica muito surpreendido ao ouvir só o seu nome quando a professora faz a chamada.
O que acontece ao Ray? A administração da escola parece ignorar a sua existência..."





"Para Leo, tudo no mundo tem uma cor. Beatrice é um mistério escrito em tons de vermelho, uma estrela incandescente, que arde a anos-luz de distância. Leo vê-a sempre ao longe, uns olhos verdes que passam, longos cabelos ruivos. Quer alcançá-la, mas não sabe como. E o seu mundo perde a cor, tinge-se de negro, veste-se de branco. 
Para Leo, o branco é vazio, silêncio, solidão. Também branca é a escola, para onde se arrasta todos os dias na esperança de a ver. Um dia, porém, descobre uma cor inesperada. Não nos amigos - que são azuis, como todos os amigos verdadeiros - mas na voz vibrante e apaixonada de um novo professor. Leo dá-lhe um nome, O Sonhador. E ouve-o falar de grandes homens, de feitos heróicos, conquistas impossíveis. 
Leo parte à conquista do seu sonho, da sua Beatrice. E lança-se à aventura, sem saber que o amor tem todas as cores do mundo. Sem imaginar que Beatrice afinal esconde um segredo, frio e branco como a neve, vermelho como sangue."

terça-feira, 3 de novembro de 2015

Livros do mês

Em novembro a nossa escolha para os mais novos é A Odisseia de Edward Tulane. Foi escrito pela Kate DiCamillo e é a história de um coelho de porcelana.
 "O coelho sentia-se muito satisfeito com a sua vida, e tinha uma boa razão para isso: a sua dona era Abilene, uma menina que o tratava com a maior estima e o adorava mais que tudo. Mas um dia, Edward perdeu-se.
Kate DiCamillo leva-nos numa viagem extraordinária, das profundezas do oceano à rede do pescador, do cimo de uma lixeira até um acampamento de sem-abrigos, da cabeceira de uma criança doente às ruas de Memphis. Pelo caminho assistimos a um verdadeiro milagre: até um coração dos mais quebráveis pode aprender a amar, a perder e ...a amar novamente."






Para os mais velhos, a nossa escolha recai sobre um livro comovente que retrata os sentimentos e emoções de uma menina com a Síndroma de Asperger.

"Caitlin é uma menina de dez anos muito especial. Por sofrer da síndroma de Asperger, tudo o que não seja a preto e branco é-lhe confuso. Dantes, quando as coisas se tornavam confusas, Caitlin podia contar com a ajuda do irmão mais velho, Devon. Mas Devon morreu e o pai está tão perturbado que não consegue estender a mão. Caitlin gostaria de encurtar a distância que os separa, mas o que pode uma rapariga como ela fazer para aliviar o seu sofrimento e o do pai?"


sexta-feira, 9 de outubro de 2015

o livro do mês

Esta é uma escola fantástica! Música! Dança! Teatro!
Será que tem algumas parecenças com a nossa?



"A bruxa Mimi está pronta para tudo: uma tia muito 'tia', secretárias antipáticas, fantasmas que chegam pelo correio..."