quarta-feira, 19 de dezembro de 2012

Em janeiro temos novidades. Vem visitar a tua biblioteca e descobrir o que temos de novo. Deixamos estes aqui uma amostra:






Os livros mais requisitados no mês de novembro:






Turmas que mais requisitaram livros no mês de novembro:


  • 5º6ª
  • 5º1ª
  • 5º4ª

Alunos que mais requisitaram livros no mês de novembro:

  • Anmol Kaur (5º6ª)
  • Laura Pereira (5º6ª)
  • Abigail Fonseca (5º2ª)

quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

sexta-feira, 30 de novembro de 2012

Pic-nic de leituras

Como prometido, aqui temos uma fotografia do nosso pic-nic. Os alunos do 7º4ª saborearam o menu. Mas não foram os únicos, 12 turmas petiscaram nos livros durante a última semana de outubro.

quinta-feira, 8 de novembro de 2012

Pic-nic de leituras

A melhor forma de assinalar outubro como o mês internacional das bibliotecas escolares é com um pic-nic de leituras. Saboreámos palavras e frases, histórias e ilustrações. Brevemente iremos publicar as fotografias.




quarta-feira, 7 de novembro de 2012

Sugestões de leitura

A professora Cristina Amaro fala de um livro que marcou a sua adolescência.



            Tinha onze anos quando recebi como presente O Diário de Anne Frank e, mal iniciei a sua leitura, não consegui parar, passando todo o fim de semana com este extraordinário relato da vida duma jovem um pouco mais velha do que eu, mas que tinha sido impedida de viver por ser judia. Obrigada pelo Nazismo a fugir da sua casa e a abandonar a sua escola e os seus amigos, Anne vive alguns anos escondida num cubículo, na Holanda. Vive, com os pais e a irmã, permanentemente com medo, pois se forem encontrados é a morte que os espera. Coloca no papel – o seu diário – os seus receios, as suas interrogações e os sentimentos de qualquer adolescente da sua idade.
     Este livro marcou-me, talvez por ser um relato na primeira pessoa e em que a escritora/protagonista tinha as mesmas inquietações do que eu, jovem a entrar na adolescência. Este livro despertou-me para a necessidade de lutar por ideais, de intervir na sociedade, para que horrores como o nazismo nunca mais voltassem a acontecer. Li o livro antes do 25 de Abril. Em Portugal vivia-se numa ditadura e o país estava em guerra,  a guerra colonial, uma guerra injusta. Senti o medo da Anne como próximo, pois em Portugal também se vivia com medo, embora num grau diferente. Ao longo da minha adolescência voltei a ler o livro mais uma ou duas vezes com o mesmo sentimento de revolta, mas também com a mesma cumplicidade, sempre presentes.
                                                           Cristina Amaro

Sugestões de leitura

A professora Isabel Almeida gostou dos Contos de Oscar Wilde.

Penso que tinha uns sete anos quando me cruzei com uma coletânea de contos, com ilustrações a preto e branco. Achei-os muito bonitos, mas só me recordo de um, aquele que me tocou no fundo do coração.
Era um conto sobre um estudante que se apaixonara por uma rapariga bela e frívola, que exigia àquele uma rosa encarnada em troca duma dança no baile do príncipe. Mas no quintal do estudante só havia rosas brancas! Então, um rouxinol decidiu ajudá-lo da forma mais altruísta que possas imaginar: durante a noite, cantou para a rosa com o peito apoiado num dos seus espinhos e, do seu coração, correu o sangue para a rosa, que ficou tão vermelha!
O rouxinol morreu, o estudante colheu a rosa e foi oferecê-la à rapariga. Porém, esta recusou-a porque não condizia nem com a cor do seu vestido, nem com as jóias que outro rapaz lhe dera...
Ainda hoje sinto um especial carinho pela bondade deste frágil passarinho que dizia:
“... o amor é melhor do que a vida, e o que é o coração dum pássaro comparado com o dum homem?”

Podes encontrar este conto intitulado “O Rouxinol e a Rosa” no livro de contos acima referido, numa das estantes da tua Biblioteca.
Isabel Almeida




A leitura é a nossa prioridade. Vamos todos ler, alunos, professores e funcionários. Estamos a construir um painel com todos os livros que vamos lendo ao longo do ano. Verney a ler! Em Junho queremos chegar aos 1500 livros. Aguardem-nos.
mural_livros

Top de leituras de outubro

Top de outubro

Alunos que mais requisitaram livros:

1º lugar - Wilma Ramos (6º5ª)
2º lugar - Inês Isidro (5º1ª), Leonardo Cardoso (5º2ª), Gonçalo Moreira (5º2ª), Bionda Batista (5º4ª),
               Diogo Brito (5º4ª), Erica Almeida (5º4ª), Martim Maria (5º4ª), Rui Costa (5º4ª), Viriato Justino
               (5º4ª), Ana Rodrigues (5º5ª), Anmol Kaur (5º6ª), Carolina Canas (5º6ª), Laura Pereira (5º6º),
               Miguel Canas (5º6ª), Sara Gouveia (5º6ª), Diana Henriques (6º2ª), Maria Silva (6º3ª), Marluce
               Ramos (9º1ª), Pedro Ferreira (9º1ª).

Turmas que mais requisitaram livros:    1º lugar - 5º4ª e 5º6ª
                                                           2º lugar - 5º2º

Livros mais lidos:



Top de leituras de Setembro de 2012

No mês de Setembro os nossos campeões foram:

Daniela Amorim (5º5ª)
Bruna Santos (6º4ª)
Steven Espírito (7º2ª)
Bruna Pinto (9º1ª)

e as turmas 7º2ª (1º lugar), 9º1ª (2º lugar) e 5º4ª (3º lugar).

Os livros mais lidos foram:




quarta-feira, 11 de abril de 2012

Olá! Venho falar-vos sobre uma coleção que tenho andado a ler e que se chama "7 irmãos". Nela fala-se de sete irmãos em que cada um tem uma personalidade própria. O livro que eu já li chama-se "A Maria atravessa o Atlântico". Nele retrata-se uma rapariga que tinha os seus amigos, familiares e o seu namorado mas que terá de os deixar para ir para uma escola nos Estados Unidos, junto de uma nova família , novos amigos...
Por ter gostado tanto, estou a ler o outro livro da mesma coleção que se chama "A Mónica, a Maria-Rapaz" e estou a gostar também muito!

Daniela Mota, 7º 3ª